Francisco Rodrigues Penteado


Francisco Rodrigues Penteado e Clara de Miranda



Conhece ? Conte quem é


Francisco Rodrigues Penteado nasceu em Pernambuco antes de 1630; era filho de Manoel Correa, e casou-se em São Paulo antes de 1652 com Clara de Miranda. Faleceu Francisco Rodrigues Penteado em 13 de novembro de 1673 com seu testamento em Santana de Parnaíba.

Clara de Miranda, nascida antes de 1637, era filha de Antonio Rodrigues de Miranda e de Potência Leite. Faleceu em 15 de julho de 1682.

Francisco Rodrigues Penteado fundou a Capela de Nossa Senhora da Piedade de Araçariguama em 1653. Esta foi a capela mais antiga de Araçariguama, hoje destruída, porém ainda em pé em 1768. Situava-se a cerca de dois quilômetros de onde hoje fica a matriz da cidade. Assim sendo deve Francisco Rodrigues Penteado ser considerado o verdadeiro fundador de Araçariguama. Sobre ele encontramos ainda nas Notas de D. Duarte Leopoldo:

"Do fundador de Araçariguama escreveu Pedro Taques, em sua Nobiliarchia Paulistana: A nobre família dos Penteados teve origem em São Paulo em Francisco Rodrigues Penteado, natural de Pernambuco, para onde veio ser morador seu pae Manoel Correa com casa, saindo de Lisboa; e em Pernambuco se estabeleceu com negocio grande. Tendo este filho Francisco Rodrigues Penteado já bem instruído em artes liberais, sendo excelente e com muito mimo na de tanger viola, e destro na arte da música, seu pai o mandou a Lisboa sobre dependência de uma herança que ali tinha; o filho, porém, vendo-se em uma corte das mais nobres da Europa e com prendas para conciliar estimação, cuidou só no estrago que fez do cabedal que recebeu, consumindo em bom tratamento e amizades: Refletindo depois que não estava nos termos de dar satisfação da comissão com que passara de Pernambuco a Lisboa, embarcou na frota do Rio de Janeiro com Salvador Correa de Sá e Benevides em 1648, o qual tendo de passar a Angola, como passou, para a restaurar dos holandeses, o deixou na cidade do Rio muito recomendado pelo interesse de instruir nos instrumentos músicos a suas filhas e ao filho mais velho Martim Correa com quem estava unido pela igualdade dos annos. Do Rio de Janeiro, pela demora em Angola do dito Salvador Correa de Sá, que ficou feito general daquele reino, passou para a vila de Santos Francisco Rodrigues Penteado; e já desta vila subia para São Paulo contratado para casar com uma sobrinha de Fernando Dias Paes, que foi quem o ajustou para este casamento".

Filhos de Francisco Rodrigues Penteado e Clara de Miranda
Caso tenha informações sobre esta família gostaríamos de conhecê-las. Mande-nos um e-mail.

01. João Correa Penteado
Casou com Isabel Paes de Barros.

02. Manoel Correa Penteado
Natural de S. Paulo, que foi morador em Araçariguama, adquiriu riqueza com a exploração de minas de ouro nas Minas Gerais, e foi proprietário de grande fazenda de cultura em Araçariguama termo de Santana de Parnaíba onde teve as rédeas do governo e foi pessoa de autoridade e veneração. Casou com Beatriz de Barros, filha do capitão Pedro Vaz de Barros e de Maria Leite de Mesquita. Faleceu em 1745.

03. Pascoal Leite Penteado, capitão
Faleceu em 10 de dezembro de 1707 na Cotia com testamento. Casou com Luzia Leme de Barros, filha de Pedro Vaz de Barros e de Maria Leite de Mesquita.

04. José Correa Penteado
Nasceu em 1666 e faleceu com testamento em 20 de junho de 1739 em Araçariguama. Casou com Lucrecia Leme de Barros, filha de Pedro Vaz de Barros e de Maria Leite de Mesquita, que nasceu em 1672; e faleceu com sacramentos e testamento em 24 de dezembro 1742 de em Araçariguama.

05. Francisco Rodrigues Penteado, o moço
Nasceu entra 1652 e 1654 e faleceu em 7 de julho de 1738 em Araçariguama. Casou com sua prima Ana Ribeiro Leite, falecida após 1734. Foi muito rico em conseqüência da exploração de ouro nas minas que descobriu nas Gerais. Quando faleceu deixou encomendadas mil cento e tantas missas em Araçariguama. Sepultado na capela do ordem terceira do Carmo em São Paulo. Deixou testamento.

06. Andreza Leite
Faleceu solteira.

07. Antonio Rodrigues Penteado
Falecido em 1728. Foi morador em Sorocaba onde teve as rédeas do governo e casou-se com Maria de Almeida Lara filha do capitão-mor de Sorocaba Thomé de Lara de Almeida e da primeira mulher Maria de Almeida Pimentel.

Home - Francisco Rodrigues Penteado